Hoje: 17 de Dec de 2017

Vice-campeonato, último rebaixado e classificados à Sul-Americana: veja as disputas da última rodada do Brasileiro

Apesar de o campeão estar definido, os classificados à Libertadores já serem conhecidos e três clubes estarem rebaixados, ainda existem algumas disputas em aberto para a última rodada do Campeonato Brasileiro. A briga entre Grêmio e Atlético-MG pelo vice-campeonato e a consequente vaga direto à fase de grupos da Libertadores é um exemplo disso.

Atualmente na segunda posição com 70 pontos, o time gaúcho depende apenas de si para manter a mesma colocação. Já os mineiros necessitam de um tropeço adversário para não terem que jogar a fase pré-grupos. O campeão Fluminense já está assegurado na Libertadores, assim como o Corinthians, que é o atual vencedor da competição continental. O São Paulo, por sua vez, tem o quarto lugar confirmado e irá participar da etapa preliminar.

No outro lado da tabela, três times tentam evitar que sejam o último rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. A situação mais desesperadora é a do Sport (17º), que atualmente está na zona da degola e, com 41 pontos, precisa vencer e torcer para que um time entre Bahia (16º) e Portuguesa (15º), ambos com 44 pontos, perca para poder seguir na elite em 2013.

Como os três clubes têm o mesmo número de vitórias (dez), caso os pernambucanos igualem a pontuação de ao menos Portuguesa ou Bahia, seguirão na primeira divisão. Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense já caíram para o segundo escalão.

Além da permanência na Série A, paulistas e baianos também lutam por uma vaga na Copa Sul-Americana. Náutico (13º, com 46 pontos) e Coritiba (14º, com 45) são os dois últimos a se assegurarem na competição continental atualmente e, com 13 vitórias cada, precisam somente ficar com a mesma pontuação que Portuguesa e Bahia, já que levam a melhor no confronto direto.


Veja os confrontos da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado (19h30)

Flamengo x Botafogo
Santos x Palmeiras

Domingo (17h)
Fluminense x Vasco da Gama
São Paulo x Corinthians
Grêmio x Internacional
Atlético-MG x Cruzeiro
Portuguesa x Ponte Preta
Coritiba x Figueirense
Náutico x Sport Recife
Atlético GO x Bahia